Pular para o conteúdo

Ementas e objetivos

Introdução à Narrativa

Este módulo, de ordem mais teórica do que os próximos, abordará panoramicamente noções básicas e contemporâneas de narratologia: o que é uma narrativa, a influência das mídias específicas sobre os modos de narrar, quais as particularidades das narrativas que migram por múltiplas plataformas etc. Mais detidamente, serão abordados os conceitos de pacto de leitura, gêneros ficcionais, enredo, espaço e tempo narrativos. Com as noções de universo ficcional e personagem, o curso lidará não só de modo teórico, mas também prático, e o trabalho final constará da construção de um ambiente e de um conjunto de figuras dramáticas, cujas histórias serão desenvolvidas nos módulos posteriores.

Atividade final: construção de um conjunto de personagens e de um ambiente.

Cinema

Apresentar conceitos introdutórios de roteiro cinematográfico, aplicando-os a exemplos concretos e exercícios práticos. Ao final do curso o aluno estará apto a levar adiante seu aprendizado, elaborando roteiros cinematográficos estruturados, eficientes em seu poder de comoção e competitivos em editais de audiovisual.

A oficina se estrutura em torno de três eixos temáticos, todos com atividades práticas e exemplos de roteiros, filmes e curtas-metragem. Abordo a importância da estória em nossas vidas e suas relações com o roteiro. Serão introduzidos conceitos chave como estrutura em três atos, nó e desenlace, clímax e ponto de virada. Tratarei da construção do personagem, seus aspectos físicos e psicológicos e sua biografia. Serão abordadas as etapas para a construção do roteiro: storyline, sinopse, argumento, escaleta e formato de roteiro.

Como projeto final, cada aluno deverá escrever, seguindo todas as etapas, a apresentação de um roteiro de longa metragem, com 20 a 30.

História em Quadrinhos

Ementa: Estudo dos elementos narrativos das histórias em quadrinhos e treino das habilidades para criação de roteiros. O objetivo fundamental é possibilitar que os alunos criem diferentes tipos de histórias até o final do curso e conheçam a vida profissional de um roteirista de HQs.

Conteúdo Programático: Elementos discursivos das HQs. A importância da elaboração de um roteiro para os quadrinhos. Diferentes tipos de roteiros quadrinhísticos e linguagem técnica. Gêneros de produção de HQs. Construção de personagens. O mercado de quadrinhos no Brasil.

Games

Ementa:Abordagem teórico-prática acerca do desenvolvimento de jogos eletrônicos com foco na criação do Game Design Document.

Conteúdo Programático: Tipos de jogos como estímulo para a criação. Adaptação transmidiática da narrativa para jogos eletrônicos. O Game Design Document (público alvo, interface, conceito gráfico, construção do gameplay, composição do personagem, mecânica de jogo, elaboração e progressão de fases, sistema de pontuação, diálogos, sonorização, balanceamento do jogo)

No comments yet

Deixe um comentário