Skip to content

Equipe

João Araújo

Curso Introdutório sobre Narrativa 

120519-003533Bolsista de mestrado CNPq do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (PPGCCC – UFBA), no qual frequenta o grupo de pesquisa em Análise de Teleficção (a-tevê). Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela mesma universidade. Entre 2008 e 2011 também foi membro do grupo de pesquisa em Cultura e Sexualidade (CuS), vinculado ao Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT – UFBA). Suas áreas de interesse são narratologia, ficção seriada televisiva, gêneros ficcionais e tevê, narrativas transmídia, construção de universos ficcionais e gerenciamento de produção televisiva.

Davi Ramos

Mídia: Cinema

Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Cinema e Vídeo pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC, Brasil), atua em projetos na área audiovisual desde 2007. Ganhador do Edital para Apoio de Desenvolvimento de Roteiros da Fundação Cultural do Estado da Bahia (2007), concluiu com este apoio o roteiro de longa-metragem Edifício Solidão (2008). Realizou os curtas Redondo (2004) e Pegadas (Dezembro de 2006), no âmbito acadêmico. Em 2009 realizou o curta-metragem O Fim do Mundo, selecionado para a mostra competitiva do Panorama Coisa de Cinema, em Salvador, no mesmo ano.

Ministrou, em maio de 2008, Oficina de Introdução ao Roteiro Cinematográfico, no Instituto Cervantes, oficina de Ouvindo o Roteiro: desenho de som (Ong TV Pelourinho). Montador do curta Meninos, premiado no Festival Nacional de Vídeo – Imagem em 5 Minutos (Salvador – BA – Brasil) com o prêmio do júri popular (2007). Exibido no festival Pangea Day (Los Angeles, EUA, 2008).

Marcelo Oliveira Lima

Mídia: História em quadrinhos

marcelo3Graduado em Jornalismo da Universidade Federal da Bahia. Participou por dois anos do grupo de pesquisa em Cultura e Sexualidade – CUS, orientado pelo professor Leandro Colling. Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Comunicação e bolsista de Iniciação Científica no projeto “Funcionamento do narrador e o jornalismo em quadrinhos: análise de Uma História de Sarajevo”, do professor Igor Rossoni – Instituto de Letras da UFBa. Escreveu e publicou as HQs “Kuei e a Senhora de Sárvár” e “Lucas da Vila de Sant’Anna da Feira”, pela qual recebeu os troféus 27º Ângelo Agostini e 6ª Divisão Brasileira de Artes. Também recebeu o 2º Lugar no Troféu Hipocampo (Feira HQ – Piauí) pela sua HQ curta “Uma história de Muitas Cidades”. É um dos editores da coleção de desenho Antologia Rabiscos. Em 2012 publicou a HQ O Quarto ao Lado, indicada ao Troféu HQ MiX (o mais importante prêmio brasileiro para os quadrinhos). Atualmente adapta o romance “O Bicho que chegou a Feira”, de Muniz Sodré, para os quadrinhos. Suas HQs podem ser lidas no ISSUU: http://issuu.com/roteirizandohq

Leonardo Pessoa

Mídia: Games

de terno, com sombra

Formado em Análise de Sistemas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), com especialização em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, é um dos sócios fundadores e atual diretor administrativo financeiro da Virtualize Soluções Digitais Criativas, uma agência digital focada na experiência do usuário, com Know How em desenvolvimento de jogos eletrônicos. http://www.criacaodesitessalvador.com.br

Trabalhou na criação do jogo “Tríade: Trilhando Novas Fronteiras”, junto com o grupo de pesquisa Comunidades Digitais da UNEB, do qual fez parte durante um ano. Através da Virtualize, participou do planejamento e execução de projetos de jogos como o portal “Física e o Cotidiano” para o Ministério da Educação (MEC), desenvolvendo 82 objetos de aprendizagem, entre jogos e simulação. Também desenvolveu o jogo multiplataforma (IOS, Android e Web) AnimadosZoo, para a empresa Richester; o jogo mobile independente “A Viagem dos Pamundo”, uma iniciativa da Virtualize, disponível para IOS, além de advergames para o CD infantil de Ivete Sangalo e Saulo, A Casa Amarela.

Rafael Raña

Idealizador e Produtor do Curso

Rafael Raña é produtor cultural. Atua nas áreas de Jogos eletrônicos, Cinema e Histórias em Quadrinhos, tendo realizado trabalhos, também, em Teatro e Música. Graduado em Comunicação com habilitação em Produção e Cultura pela Universidade Federal da Bahia, atua principalmente em elaboração de projetos, tendo experiência em mais de vinte iniciativas. Realizou pesquisa nas áreas de Produção Cultural em Cinema e Organização da Cultura. Atualmente, desenvolve os projetos de Oficinas de Roteiro para Plataformas Multimídia, que inclui formação para roteiristas nas áreas de Cinema, Jogos eletrônicos e Histórias em Quadrinhos; e de “Capitães da Areia: Projeto de Comunicação Transmídia com ênfase em jogos eletrônicos”, que prevê a criação de sete jogos inspirados na obra de Jorge Amado. É apaixonado por jogos em geral, especialmente por RPGs, video-games e jogos de tabuleiros, além de Cinema, Literatura, HQs, Teatro e Música. .

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: